Coluna-Vitrine-mosqueteiros-cybercast

Antes de mais nada nesta conversa, vamos esclarecer, o que é alienação. Você já pensou na definição desta palavra, que é usada as vezes por quem nem a entende? Então lá vai; alienação é quando o ser humano, se deixa dominar por algo criado por ele mesmo. Como isso pode ser verdade? Vejamos nossa própria história da humanidade, a religião foi contruída para controlar a massa populacional, de formar que exista  limites para os mais exaltados. Alguns não seguem, outros temem mas de alguma forma e seguem, e outros, os casos extremos, se tornam os fanáticos religiosos.

As pessoas tímidas ficam cada vez mais corajosas, de se impôr, e transmitir algo que desejariam muito ser. Tudo isso contribui para se fechar cada vez mais no mundo virtual

Mas isso é apenas um exemplo, existem mais alienações do que você pode imaginar. A que mais vivemos hoje são as alienações instigadas pela mídia. Reparem que, muitas pessoas não tem o conhecimento geral de músicas, e acabam escutando apenas aquilo que as rádios ou programas de TV, principalmente os de domingo, impõe falando que o é bom. Tamanha é a prova de que boa parte das pessoas não gostam de verdade de tais músicas, é que após um certo período, a mídia acha outro “artista” para explorar, e as músicas de sucesso de seis meses atrás são totalmente esquecidas.

Isso levanta uma discussão velha entre as pessoas pensantes, sobre o que de fato é o gosto musical, se ele é algo que encanta o interior do “eu” das pessoas ou se eles aceitam por serem dominados pela mídia ditando o que é “bom”. Claro que pra tudo existem exceções certo? Em outras palavras, ser dominado pela mídia, para músicas ou novelas ou seja lá o que apresentem, pode ser um caso grave de alienação!

Outro caso grave, talvez o que mais fascina na atualidade sobre o contexto moderno de alienação, são as tão usadas redes sociais. Sim, muitas pessoas já não se socializam mais com pessoas ao vivo. O fato de estar escondido do outro lado de um celular ou computador, gera uma sensação incrível de poder. Que tipo de poder você me pergunta, mas claro que é o poder de as pessoas passarem a imagem de como elas gostariam de ser. Isso gera muitas piadas, de pessoas acima do peso, se fazerem de magras, de altas, de fortes, de cabeludos até. Todas subprodutos, ditados de como a mídia fala que é a “beleza padrão”.

As pessoas tímidas ficam cada vez mais corajosas, de se impôr, e transmitir algo que desejariam muito ser. Tudo isso contribui para se fechar cada vez mais no mundo virtual. Que existem pessoas que tem vida virtual e presencial muito boa, e bem relacionada, disto não há dúvidas, mas os casos de quem se afoga de mais no virtual, é que tem causada preocupação sobre estar em estado de profunda alienação.

redes-sociais-mosqueteiros-cybercast

A alienação pega muitas pessoas que se aprofundam demais em um tipo de assunto, se desligando completamente do mundo “exterior”. Algumas pessoas ficam tão perdidas, que é difícil voltar. As vezes, uma simples coleção de borboleta, assistir novelas, ou viver com cara enfiada em livros, pode ser uma forma de prisão invisível que muitos ao redor não percebem.

O estudo, a convivência social, serve para nos dar o livre arbítrio, para nos dar escolhas, e até mesmo controlar o quanto absorvemos de determinado assunto. O teatro da vida é assim, vivemos rodeados de invenções criadas por nós mesmos, que nos motivam a viver. Tais criações são maravilhosas, e mostram a capacidade criativa da humanidade, mas é triste quando o ser inteligente se deixa dominar pelas suas invenções. O que temos de buscar é o domínio e controle sobre sí mesmo.

Pense bem, se o que você faz ou gosta, afeta muito quem está ao seu redor, e por que não, pensar que tal coisa serve para atrair ou afastar pessoas de você. Então, você tem sintomas de alienação? Lembre-se que muitas vezes negação é o primeiro sintoma do viciado!

sheldon-alienação-mosqueteiros-cybercast

Quer ouvir um cast que fala de um personagem que quer a dominação e controle total? Então escute nosso cast da Era de Ultron, o vilão mais dominador que existe. Imagine você em um mundo de código de barras feito por Ultron!!!

Vitrine-Site-ultron-mosqueteiros-cybercast