Saudações pessoal!

Esclarecidos os formato de animes, vamos falar sobre gêneros! Trata-se da classificação que distingue os temas e o público-alvo cobiçado. Existem termos específicos para categorizar as animações japonesas e vou destacar alguns mais relevantes. Como os mercados de anime e mangá dialogam em diversos níveis, os assuntos tratados aqui valem para os dois. Afinal, são mercados que caminham juntos e tem uma conexão estreita.

Então vamos a alguns dos principais…

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoasUm dos gêneros mais populares! São voltados para o público jovem feminino e caracterizados pelo romance. Em geral, apresentam personagens masculinos gentis e femininos dóceis. Os shoujos são desenvolvidos com personagens passando um ritual de transformação e podem ter vários significados (desde primeiro amor, beijo ou relação sexual até o primeiro desafio, superação, amadurecimento). O enredo é marcado por romance e descoberta, sempre com boas pitadas de drama.

Um subgênero é o mahoushoujo ou magical girl, que é caracterizado por garotas com poderes mágicos. O mahoushoujo ganhou grande popularidade no ocidente, principalmente graça a Sailor Moon que mesclou com grande êxito o mahoushoujo com Super Sentai. Outro nome relevante que representa este subgênero é o popular Sakura Card Captors. Um dos mais importantes do gênero que teve um imenso sucesso no Brasil foi Guerreiras Mágicas de Rayearth (Majikku Naito Reiāsu, Magic Knight Rayearth).Quase todos esses tem relação com o Estúdio CLAMP (comandado por garotas que é referência de qualidade para o público brasileiro).

Exemplos de animes shoujo são: CandyCandy, Colégio Ouran Host Club, Vampire Knight, Ore Monogatari, Lovely Complex e Monogatari.

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoas-dragon-ball-sword-art-onlineOutro dos gêneros de grande popularidade. Shounen é direcionado para o público jovem masculino. Talvez seja o gênero mais popular de animes, até por ser voltado para o público consumidor mais amplo.

O enredo é marcado pelo desenvolvimento dos personagens em forma de jornada. É fácil diferenciar este gênero quando pensamos no conceito de Jornada do Herói. Nem todos os animes shounen são sobre heróis, mas como os mais famosos são, esta analogia facilita o entendimento. Animes shounen são repletos de desafios, recompensas, chamados, superação. Por isso, as histórias enquadram bem com personagens que são heroicos ou buscam algo.

Exemplos de animes shounen: Saint Seiya, YuYu Hakusho, Dragon Ball, Dragon Quest, Nanatsu no Taizai, Naruto, Zillion, Swort Art Online, One Piece, Fullmetal Alchemist, InuYasha, Shingeki no Kyojin, Fairy Tail e Hunter x Hunter.

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoas-hellsing-death-noteMas nem só de adolescentes vivem os animes. Os conteúdos seinen são direcionados para o público masculino entre 18 e 40 anos (daí o significado de seinen, “homem jovem”). Apesar de muitas vezes trabalharem com protagonistas nas mesmas faixas etárias de um shoujo ou shounen, animes seinen se diferenciam na abordagem de temas e conteúdos.

Por serem animes com foco nas tramas e não nos personagens em si, o gênero seinen permite maior versatilidade com histórias muito distintas nos seus temas: romance, ação, filosofia, ficção cientifica, harém, fantasia, dramas, terror. Temas maduros, não raro com doses de sexo, violência, sarcasmoou negociação política. Seiren tendem a ser mais psicológicos, e podem gerar ficções com mais profundida e carga dramática ou historias com foco realista.

Exemplos de animes seinen: Elfen Lied, TokyoGhoul, Baccano!, Kiseijuu: Sei no Kakuritsu (Parasyte), Hellsing, Btooom!, Monster, Berserk, Prison School, Ghost in the Shell, Planetes, Death Parade, Mushishi, Death Note e Akira.

Estes são os três gêneros mais populares e abrangentes dos animes e mangás. Mas podemos ressaltar alguns outros:

  • Hentai (animes pornográficos, no Japão chamados ero).
  • Josei (direcionados para adultos e adolescentes femininos).
  • Kemono (com enfoque em animais).
  • Kodomo (voltados para crianças menores).
  • Shoujo-ai (romance entre personagens femininos).
  • Shonen-ai (romance entre personagens masculinos).
  • Gore (contém muito sangue e violência, e não raro classificação indicativa de 18+).

Além destes, existem gêneros que se misturam aos demais. Eles salientam peculiaridades do anime e não o público para o qual o conteúdo é produzido.

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoas-evangelion-date-a-liveAbreviatura de “mecânica”, são os famosos robôs gigantes. Na abordagem tradicional, mechas são máquina de guerra cujos principais oponentes são monstros gigantes ou outros mechas. Esses robes gigantes são marcas registradas da ficção científica japonesa, e ganharam notoriedade com as séries conhecidas como tokusatsu.

Nos animes em si, talvez o grande marco do gênero tenha sido o surgimento da longeva série Gundam. A primeira produção data de 1979, e novas séries da franquia são lançados até hoje. Outros nomes de impacto significativo no gênero é Neon Genesis Evangelion (um anime de ação com muita profundidade) e Macross (que fez muito sucesso no Brasil).

Exemplos de animes mecha: Date A Live, Infinite Stratos, Aldnoah.Zero, Sidonia no Kishi, Saijaku Muhai no Bahamut, Hundred, Cross Ange: Tenshito Ryuu no Rondo, Asura Cryin, Aquarion Evol, Code Geass.

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoas-nanatsuGeralmente associados como algo indecente, ecchis são animes com doses maiores de sensualidade (as vezes como um elemento do anime, outras como o foco principal do mesmo). Em contraponto ao hentai, que apresenta sexo explícito ou censurado, o ecchi trabalha preliminares ou jogos de sedução.O mais comum nos ecchis é trabalhar formas de nudez e referencias sexo não explícito, todavia podemos encontrar pesos diferentes. Alguns ecchis literalmente flertam com a temática hentai.

Exemplos de animes ecchi: High School DxD, No Game No Life, Shokugeki no Souma, Nanatsu no Taizai, Highschool of the Dead, To LOVE-Ru, Sora no Otoshimono, Prison School, Sekirei, Rakudai Kishi no Cavalry, Shinmai Maou no Testament, Medaka Box.

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoas-highschool-of-the-deadUm gênero que costuma acompanhar muitos ecchis é o Harém. Trata-se de animes onde o personagem principal é rodeado por pessoas do sexo oposto (na maioria das vezes, um garoto rodeado por garotas bonitas).Muitas vezes é trabalhado um enredo de romance, mas não é uma regra. Outra característica é que animes harém focam muito na perversão e comedia, onde os personagens ficam em situações embaraçosas.

Exemplos de animes harém: High School DxD, Rosario to Vampire, Date A Live, To LOVE Ru, Trinity Seven, Monster Musume no Iru Nichijou, Love Hina, Gakusen Toshi Asterisk, Grisaia no Rakuen, Saijaku Muhai no Bahamut, Hundred.

animes-formatos-mosqueteiros-sete-lagoas-sword-art-onlineNos últimos tempos vimos o advento do que podemos chamar de um novo gênero para animes, os que desenvolvem games. Misturar jogos com a vida real foi um elemento popularizado pela franquia Yu Gi Oh! E renovado principalmente por Sword Art Online. Atualmente todas as temporadas de animes traz alguma novidade em MMORPG.

Exemplos de animes games: No Game No Life, Log Horizon, Accel World, Death Parade, Overlord, Chihayafuru, Phi Brain: Kami no Puzzle, Cardfight!! Vanguard, Rio: Rainbow Gate!,Bakugan Battle Brawlers: New Vestroia.

Poderíamos ainda falar sobre animes focados em:

  • Esporte: Kuroko no Basket, Haikyuu!!, Hajime no Ippo, Slam Dunk, Giant Killing.
  • História: Samurai Champloo, Mushishi, Gosick, Arslan Senki, Sengoku Basara.
  • Música: K-On!!, Shigatsuwa Kimi no Uso, Detroit Metal City, Macross F, Tari Tari.
  • Vida cotidiana: Toradora!, Clannad, Hyouka, Kokoro Connect, Barakamon.
  • Paródia: One Punch Man, Gintama, Seto no Hanayome, Seitokai no Ichizon.
  • Escolar: Angel Beats!,A nother, KilllaKill, Hyouka, Zero no Tsukaima, Nisekoi.

Existem outros gêneros, mas seriam fragmentados demais ou comum as que já estamos habituados: ação, aventura, comédia, drama, fantasia, horror, mistério, policial, romance. Estes gêneros habituais não precisamos abordar.

O intuito aqui é apresentar as nomenclaturas que classificam os animes, e que talvez não sejam conhecidas. Feito! Até a próxima…

  • cláudio gomes

    Ótimo post, muito completo.
    Engraçado, eu pertenço a uma geração que foi a transição, que teve acesso a muitas coisas pela TV, depois lutou por cada fita cassete, com cópias das animações e por ai… Bons tempos, como também são os de hoje.
    Aguardo as novas dicas!Parabéns…