Pode parecer um tanto quanto estranho, mas a Microsoft pode estar cogitando levar a assistente Cortana a outros sistemas operacionais móveis. Desenvolvida exclusivamente para a plataforma Windows Phone, uma versão para iOS e outra para Android não estão descartadas.

53453-halo-4-cortana-256389

Não há muita coisa concreta sobre o assunto e quando indagado, o gerente do programa Windows Phone, Marcus Ash, disse que “ainda não está claro” o futuro da assistente pessoal, segundo o site GeekWire. Um dos problemas, ressaltado por Rob Chambers, outro executivo da plataforma, é que Cortana não conseguiria ter em outro sistema a mesma integração que tem com o Windows Phone.

Por outro lado, desde que Satya Nadella assumiu o cargo de CEO da Microsoft, a empresa vem lançando produtos que podem ser utilizados em aparelhos de concorrentes, como publicou o site ZDNet. Um exemplo é a suíte de aplicativos Office, lançada para iPad, atualmente é gratuita para iPhone e que deve chegar ao Android. O tablet da Apple também recebeu uma versão touchscreen do Office antes que o Windows 8.

Outro fator que pode pesar positivamente para a maior disponibilidade da assistente Cortana é que ela serve para [tentar] emplacar o Bing. Integrado diretamente com o buscador da Microsoft, o software levaria mais tráfego ao site, que ainda está distante do Google. Mas talvez o principal obstáculo para a possível mudança seja convencer usuários de iOS e Android a deixar de lado os assistentes pessoais nativos das plataformas.

Via: Baboo